“Os 10 Mandamentos de um Trabalho Bem Feito” – Parte 2

Primeiro vamos relembrar quais são os “10 Mandamentos”:

  1. Querer fazer
  2. Entender o que vai fazer
  3. Avaliar o todo
  4. Prestar atenção
  5. Planejar, criar, inovar
  6. Pesquisar, estudar, aprender
  7. Comunicar e compartilhar
  8. Ter Foco e objetividade
  9. Ter disciplina
  10. Revisar tudo, sempre

 

Vamos agora falar um pouco mais sobre os outros 8 ‘Mandamentos’:

 

  1. Avaliar o todo

Ter uma visão ampla do que vai fazer é o próximo passo. Entender se dispõe de todos os recursos para executar a atividade proposta, quais as consequências do que vai ser feito, qual a devida relevância do que será feito dentro de um “projeto ou contexto maior”. A maioria das coisas que fazemos no dia a dia encaixam-se nesta condição: fazem parte de “algo mais amplo”, e nem sempre nos damos conta disso. Compreenda isso e tudo o que for fazer ganhará um significado ainda maior.

 

  1. Prestar atenção

Por incrível que pareça, esta é uma das maiores dificuldades que já identifiquei nas pessoas para que façam algo bem feito. Muita gente não consegue seque ouvir o que outro está falando até o fim, já está ansioso para responder ou para sair fazendo alguma coisa. Não tem segredo: prestar atenção no que está ouvindo, no que vai falar, no que está fazendo, no ambiente, nas pessoas, no cenário, são etapas fundamentais para que todo o resto funcione bem.

 

  1. Planejar, criar, inovar

Bom, agora que você já tem todas as informações, sabe das expectativas dos envolvidos e dos recursos (e orçamento) disponíveis, é hora de planejar (falaremos mais sobre métodos simplificados de planejamento em breve, em outros posts). Mas este é também o momento de criar, propor inovações – enquanto seu trabalho ainda está no papel. Procure fazer um plano consistente do que é “básico”, essencial para atingir os objetivos e atender as expectativas das pessoas – mas tente ousar, propor alternativas e novas soluções. Tanto para planejar melhor e inovar, não pule o próximo “Mandamento”, o sexto da nossa lista.

 

  1. Pesquisar, estudar, aprender

Este sexto “mandamento” se mistura um pouco com o anterior. Para planejar, criar e inovar, é fundamental pesquisar, estudar, aprender o máximo que puder. Com tanta informação disponível atualmente, torna-se ainda mais necessário pesquisar sobre o assunto, para observar as diferentes opiniões e percepções, as diferentes versões sobre determinado acontecimento. Pesquisando mais, fica mais fácil ter ideais, inovar, e certamente seus planos ficarão mais consistentes.

 

  1. Comunicar e compartilhar

Uma comunicação eficaz com os envolvidos e interessados em determinado trabalho é umas das formas de garantir que as coisas funcionem. Faz muita diferença compartilhar o plano que será executado, conscientizar as pessoas sobre os objetivos e expectativas e deixar claras as condições e os recursos disponíveis.

 

  1. Ter Foco e objetividade

Pode não fazer sentido, mas muitas pessoas e empresas até chegam a fazer planos – mas têm muita dificuldade de executá-los, geralmente por simplesmente não seguí-los. Gosto muito de uma expressão em inglês: “Stick to the plan”, fácil de traduzir: “Siga o plano!”. Se fez um plano, siga. Avalie constantemente para saber se está no caminho certo; se não estiver corrija a tempo. Se estiver indo bem, melhore ainda mais. Por isso é tão importante ter um bom plano.

 

  1. Ter disciplina

Isso é básico – e muito desafiador. Todo bom resultado exige algum tipo de esforço (quando parte do esforço é dedicada aos 8 “mandamentos” anteriores, o esforço tendo a ser menor nesta fase que exige muita disciplina). Esforço está muito ligado a disciplina. Agenda, planejamento e regularidade ajudam. E relembre o “1º mandamento”: tem que querer fazer, e queira fazer o melhor!

 

  1. Revisar tudo, sempre

Revisar bem as coisas aumenta a chance de acerto. Seja um texto, um relatório, uma coisa que quer dizer a alguém. Quanto mais você revisar, mais vai poder caprichar, pensar melhor, ter ideias complementares, reduzir os riscos e… fazer um trabalho bem feito!

 

Se você gostou do conteúdo deste texto, entre na página de contato do nosso site (www.prescriptum.com.br) e solicite o envio do e-book sobre o assunto.

 

“Os 10 Mandamentos de um Trabalho Bem Feito”

Todo mundo já passou por essa situação: ao receber um serviço contratado, de qualquer tipo, seja um relatório ou um projeto, uma obra ou um corte de cabelo, nos perguntamos por que algumas vezes (ou alguns fornecedores ou funcionários) fazem tão bem alguma coisa e outros deixam tanto a desejar.

Sempre fui intrigado com isso. Há cerca de três anos, em uma dinâmica com nossa própria equipe em um dos Seminários Internos que realizamos regularmente, utilizamos este tema para  reflexão. O resultado foi muito bacana: escrevemos “Os 10 Mandamentos de um Trabalho Bem Feito”, conceito que ficou tão amigável que afixamos pequenos cartazes em um painel na empresa, bem visível, para lembrarmos deles o tempo todo – e não são poucos os clientes que já nos pediram o material. Achei interessante compartilhar agora com vocês com um pouco mais de detalhamento.

Primeiro, “Os 10 Mandamentos”, depois comentarei um pouco mais sobre cada um deles:

  1. Querer fazer
  2. Entender o que vai fazer
  3. Avaliar o todo
  4. Prestar atenção
  5. Planejar, criar, inovar
  6. Pesquisar, estudar, aprender
  7. Comunicar e compartilhar
  8. Ter Foco e objetividade
  9. Ter disciplina
  10. Revisar tudo, sempre

 

Parece até bem óbvio né? Mas, pode acreditar, se seguir estas 10 dicas, qualquer coisa que você fizer vai ficar muito bem feita!

Bom, agora vou escrever minha percepção sobre cada um deles – mas, hoje, somente sobre os dois primeiros. Na próxima semana, minha interpretação sobre os demais.

 

  1. Querer fazer

Não adianta: se uma pessoa não quer fazer uma coisa, mesmo que ela acabe fazendo, dificilmente ficará bem feita, dificilmente teremos aquela sensação de que foi feita com capricho. Mas também sabemos que não podemos fazer somente o que queremos na vida… assim, quando nos deparamos com algo que realmente temos que fazer, a solução é “programar” seu cérebro, convencer-se de que tem que fazer, e se planejar para dar o seu melhor – siga então, os próximos nove passos, eles pelo menos o ajudarão a não ter que repetir alguma coisa, a ter que retrabalhar.

 

  1. Entender o que vai fazer

Um grande número de pessoas, ao receber a solicitação para fazer alguma coisa, nem bem entende o que tem que fazer e “já sai fazendo”. Não faz as perguntas certas, não se aprofunda nos detalhes, não procura identificar as expectativas das pessoas envolvidas. Essas são etapas fundamentais para o entendimento do que precisa ser feito – incluindo uma compreensão clara do resultado esperado. Se não estiver certo desta etapa, pode ser que tudo que seja feito, mesmo que bem feito, nem dê o resultado esperado.

 

Na próxima semana você poderá acompanhar nossa percepção sobre os outros “Mandamentos de um Trabalho Bem Feito”.

Planejamento gera resultados

No início do 2º semestre de 2016 iniciamos o planejamento para o “Natal” de um de nossos clientes, uma rede de lojas de vestuário. Foram envolvidas as lideranças de todas as áreas da empresa, para alinhar a parte comercial, compras, logística e operação em loja em uma grande campanha para crescer as vendas no período de dezembro – mesmo em meio a uma das piores crises que nosso país já viveu.

Continuar lendo “Planejamento gera resultados”