Todo mundo já passou por essa situação: ao receber um serviço contratado, de qualquer tipo, seja um relatório ou um projeto, uma obra ou um corte de cabelo, nos perguntamos por que algumas vezes (ou alguns fornecedores ou funcionários) fazem tão bem alguma coisa e outros deixam tanto a desejar.
Sempre fui intrigado com isso. Há cerca de três anos, em uma dinâmica com nossa própria equipe em um dos Seminários Internos que realizamos regularmente, utilizamos este tema para reflexão. O resultado foi muito bacana: escrevemos “Os 10 Mandamentos de um Trabalho Bem Feito”, conceito que ficou tão amigável que afixamos pequenos cartazes em um painel na empresa, bem visível, para lembrarmos deles o tempo todo – e não são poucos os clientes que já nos pediram o material. Achei interessante compartilhar agora com vocês com um pouco mais de detalhamento.
Primeiro, “Os 10 Mandamentos”, depois comentarei um pouco mais sobre cada um deles:
- Querer fazer
- Entender o que vai fazer
- Avaliar o todo
- Prestar atenção
- Planejar, criar, inovar
- Pesquisar, estudar, aprender
- Comunicar e compartilhar
- Ter Foco e objetividade
- Ter disciplina
- Revisar tudo, sempre
Parece até bem óbvio né? Mas, pode acreditar, se seguir estas 10 dicas, qualquer coisa que você fizer vai ficar muito bem feita!
Bom, agora vou escrever minha percepção sobre cada um deles – mas, hoje, somente sobre os dois primeiros. Na próxima semana, minha interpretação sobre os demais.
- Querer fazer
Não adianta: se uma pessoa não quer fazer uma coisa, mesmo que ela acabe fazendo, dificilmente ficará bem feita, dificilmente teremos aquela sensação de que foi feita com capricho. Mas também sabemos que não podemos fazer somente o que queremos na vida… assim, quando nos deparamos com algo que realmente temos que fazer, a solução é “programar” seu cérebro, convencer-se de que tem que fazer, e se planejar para dar o seu melhor – siga então, os próximos nove passos, eles pelo menos o ajudarão a não ter que repetir alguma coisa, a ter que retrabalhar.
- Entender o que vai fazer
Um grande número de pessoas, ao receber a solicitação para fazer alguma coisa, nem bem entende o que tem que fazer e “já sai fazendo”. Não faz as perguntas certas, não se aprofunda nos detalhes, não procura identificar as expectativas das pessoas envolvidas. Essas são etapas fundamentais para o entendimento do que precisa ser feito – incluindo uma compreensão clara do resultado esperado. Se não estiver certo desta etapa, pode ser que tudo que seja feito, mesmo que bem feito, nem dê o resultado esperado.
Na próxima semana você poderá acompanhar nossa percepção sobre os outros “Mandamentos de um Trabalho Bem Feito”.