No início do 2º semestre de 2016 iniciamos o planejamento para o “Natal” de um de nossos clientes, uma rede de lojas de vestuário. Foram envolvidas as lideranças de todas as áreas da empresa, para alinhar a parte comercial, compras, logística e operação em loja em uma grande campanha para crescer as vendas no período de dezembro – mesmo em meio a uma das piores crises que nosso país já viveu.
Além das lideranças, realizamos treinamentos para quase 200 funcionários das 15 lojas da rede, totalizando mais de 500h/aula de cursos, para vendedores, auxiliares de loja e caixas – a maioria deles realizados na sede da PS: (apenas para duas lojas no interior do estado os treinamentos foram realizados na própria loja). Estes cursos tiveram como foco capacitar as pessoas para o atendimento ao cliente, para terem muita atenção à reposição de mercadorias nas áreas de vendas (nesta época do ano, com fluxo mais intenso de clientes, a reposição deve ter um ritmo diferenciado e uma maior nível de atenção) e também à segurança.
Fizemos também encontros específicos com os gerentes, para compartilhar ideias, apresentar a campanha e prepará-los para este período tão especial do ano para este tipo de empresa.
Entendemos que a integração das equipes, associada a um conjunto de objetivos e estratégias claros e disseminados de forma transparente para toda a empresa traria o crescimento esperado.
O resultado? A empresa obteve um crescimento de quase 20% das vendas em relação ao Natal de 2015 e conseguiu atingir sua meta!
Bom, outra situação relevantes nestes casos: mesmo com um resultado considerado bom, é fundamental fazer uma avaliação do que aconteceu (para registramos as “lições aprendidas”). Assim, o grupo de gerentes foi novamente reunido no início deste ano, quando já iniciamos o planejamento para o Natal 2017… depois contamos mais desta história, pois, definitivamente, o tempo não para!