“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. A célebre frase de Peter Drucker, escrita há mais de 40 anos, está mais atual do que nunca.
Um dos “pais” da moderna ciência da gestão empresarial, Drucker entendeu que o conjunto de potenciais realizações de qualquer organização começa com as ideias e os sonhos dos empreendedores, e que a história comprova que não há limites para a realização humana.
É aí que um bom planejamento faz toda a diferença: além se pavimentar os caminhos idealizados, criando condições para que os objetivos e metas sejam cumpridos, um plano tem a capacidade de alinhar e orientar as equipes em uma mesma direção, evitando as possíveis perdas de foco que têm a tendência de desviar a atenção, os recursos e a energia das pessoas, distanciando-as ainda mais de seus objetivos.
Mas o que seria um bom planejamento?
Podemos considerar que um plano foi bem feito quanto mais ele tem a adesão das pessoas envolvidas. Geralmente isso é conquistado com a participação destas pessoas na elaboração do plano, seja fornecendo informações, seja estando envolvidas em algumas das fases básicas de um planejamento:
- análise dos dados disponíveis
- avaliação de cenários
- definição de objetivos e metas
- desdobramento em planos de ação
Sem a adesão das pessoas, mesmo o melhor plano tem poucas chances de funcionar.
E “Planejar” serve para tudo, para o dia a dia, para nossa vida pessoal e profissional. Diminui os riscos das coisas não darem certo, aumenta as chances de sucesso, evita transtornos e retrabalho. E, como menciona Peter Drucker, é a melhor maneira de prever o futuro, pois você o escreveu antes! Escreva agora seu futuro, faça um bom planejamento.